No dia 16 de março de 2010, as alunas do curso de Letras do Unifieo realizaram um seminário sobre a importância da narrativa, e como o RPG pode auxiliar o seu desenvolvimento. Buscar artifícios para atingir o objetivo de ensinar, seja qual for a disciplina, deve ser bem planejado pelo educador.
O projeto permite que o aluno da 6ª série do ensino fundamental, além de desenvolver as habilidades narrativas, ainda possa ampliar seu vocabulário, sem deixar de aprender o conteúdo disciplinar ( no caso História do Brasil).
O conhecimento prévio, tanto do professor quanto dos alunos, é importante para que a dinâmica do jogo seja fiel e coerente. Para montar uma campanha sobre o Descobrimento do Brasil, por exemplo, é necessário que o aluno tenha noções básicas sobre os costumes e valores daquela época. Durante o jogo, ele utilizará todo o seu conhecimento para descrever seu personagem e a maneira como ele deve agir.
O objetivo principal é ensinar, cabe ao professor utilizar a ferramenta mais adequada a sua realidade.
A partir daí, é só deixar a imaginação fluir...
Há 9 anos
2 comentários:
Não entendi porque a frase final está distante do texto e em itálico...
Aliás, cuidado com o espaçamento entre os parágrafos. Há diferenças.
Bom texto e bem escrito.
O aluno não precisa ter um conhecimento prévio do assunto e o RPG pode justamente fazer com que o interesse seja intensamente despertado. Um mestrado, não lembro qual, aplicou aventura com a obra Capitães da Areia.
Gilson
Postar um comentário