30 de abr. de 2010

O mestre no Role Playing Game

No RPG o mestre é uma peça chave para a condução do jogo, é ele quem tem obrigação de conhecer todas as regras de uma aventura, pois tem o poder de intervir diretamente nela.
Quando falamos em aventura, estamos nos referindo a uma partida de Role Playing Game e o mestre além de narrador dela é capaz de fazer intervenções que mudem o seu desfecho.
Outro fator importante no papel que exerce o mestre é interpretar personagens secundários, como um coadjuvante ou um antagonista, por exemplo. O mestre pode criar outros papéis e também ser o vilão da história e assim ter o poder de dificultar o jogo dos demais personagens, como uma espécie de obstáculo.
O mestre é o narrador e responsável por produzir e conduzir a narrativa e é também conhecido como Game Master (GM) ou Dungeon Master:

“Conhecedor das regras do jogo e da ficção, cuja estrutura baseia-se nos contos maravilhosos, na circulação de objetos de valor e na formação do sujeito na narrativa, apropria-se de um sem número de temas como corpus para a sua construção ficcional”

De fato, sem um mestre não há como jogar uma partida de RPG, o mesmo ocorreria se existisse em um jogo a figura de um mestre sem os jogadores.

Um comentário:

NAC: disse...

De quem são as aspas?

Os dois primeiros parágrafos falam basicamente a mesma coisa.