Os livros de regras do RPG são exemplos de como a leitura pode se tornar um hábito prazeroso e não um dever para crianças e adolescentes. Existem três categorias de livros: os livros de regras, os livros de mundo e os livros de suplementos. Eles fornecem desde as regras básicas a informações adicionais – históricos, dados culturais, mitologia, lendas e informações – sobre determinadas sociedades.
A leitura desses livros é um hábito para os jogadores de RPG, que na construção de seus personagens e narrativas, buscam informações e novidades que possam ajudá-los.
Nas entrevistas realizadas com jogadores, fica claro que a leitura é algo natural e até mesmo essencial. Para eles é mais uma ferramenta para o sucesso no jogo. Já para professores e educadores, esse interesse pela leitura é surpreendente, pois a maioria dos alunos não demonstra menor interesse por literatura. Seja pelos livros sugeridos pela grade curricular ou por livros extra curriculares.
A leitura desses livros é um hábito para os jogadores de RPG, que na construção de seus personagens e narrativas, buscam informações e novidades que possam ajudá-los.
Nas entrevistas realizadas com jogadores, fica claro que a leitura é algo natural e até mesmo essencial. Para eles é mais uma ferramenta para o sucesso no jogo. Já para professores e educadores, esse interesse pela leitura é surpreendente, pois a maioria dos alunos não demonstra menor interesse por literatura. Seja pelos livros sugeridos pela grade curricular ou por livros extra curriculares.
2 comentários:
O prazer de aprender ou de ler?
O professor precisa ser hábil para não transformar as aulas apenas em leituras de RPG, pois o conteúdo didático precisa ser estudado.
Gilson
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