11 de mai. de 2010

RPG e a imprensa

A imprensa brasileira tem um importante papel na sociedade que é o de informar, devido a isso exerce também sobre ela um poder de influenciar. Essa verdade fica clara quando lembramos o triste episodio ocorrido em 2001, quando houve o famoso caso do assinado da moça em Ouro Preto (MG). A mídia fez do caso uma famosa agenda seting. Na ocasião os delegados que investigaram o crime, supôs que houvesse ligação com o jogo de interpretação e com rituais satânicos. Com a cobertura da mídia sendo intenso o caso ganhou cada vez mais visibilidade, e o jogo cada vez repressão.
Na época, chegou a ser cogitado o fim das vendas de livros que tratassem do tema, tamanho a repercussão que houve.
O veredito final dos juízes foi de absolver os culpados. Momentos depois os veículos de comunicação que passaram as informações do encerramento do caso, passara, de forma mal escrita, dando a entender que o julgamento ainda ocorria.
O problema não é apenas a divulgação, mas sim, a opinião que ficou intrínseca na cabeça de milhões de pessoa, que foram sem perceber, manipuladas pelo jornalismo marrom a fazerem pré-julgamento de algo que não se conhecia. A empresa Devir entrou com processo contra os delegados por danos morais, tamanho o sensacionalismo causado sobre o caso.

No endereço a baixo um texto escrito por jogadores mostrando a revolta para com os delegados e para a mídia:

http://www.guerrilhageek.com.br/gg/index.php/tag/devir/

2 comentários:

NAC: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NAC: disse...

"assinado da moça"??? O que assinaram nela?

O que é uma "agenda seting"?

"Na ocasião os delegados que investigaram o crime, supôs que houvesse". Quer dizer, além de separar sujeito de predicado, os delegados supôs??

"Com a cobertura da mídia sendo intenso o caso ganhou cada vez mais visibilidade, e o jogo cada vez repressão." A cobertura foi intenso? O jogo ganhou repressão? Como? Prenderam e bateram no jogo?

"tamanho a repercussão"???

"Momentos depois os veículos de comunicação que passaram as informações do encerramento do caso, passara, de forma mal escrita, dando a entender que o julgamento ainda ocorria." Desculpa, não dá pra entender o que você quis dizer.

"milhões de pessoa"?????????

"a baixo"
???????????????????????????????????

Você coloca um link (sem o link) para o texto de um jogador, mas sequer coloca um link explicando detalhadamente o caso? Eu não conheço o caso, e fico sem conhecer. Afinal, como e por quem a menina foi "assinada"?

Na boa, você não releu o texto que escreveu, não é mesmo?