11 de mai. de 2010

RPG origens; jogos de estratégia

O roleplaying game, como é conhecido hoje foi criado em 1973. Mas o que poucos sabem que o RPG é uma derivação de jogos de estratégia como o clássico “War”. A idéia de jogos de guerra como o exemplo citado é que você é o líder de todo exercito, e desenvolve estratégias de guerra para dominar o maior numero de territórios possíveis.
No RPG você é apenas um soldado, que tem características comuns, como: força, inteligência, fraqueza. Suas decisões são independentes dos outros. A tarefa do individuo no RPG é se tornar o mais forte possível e desenvolver habilidades a fim de se tornar um mito do jogo.
Outra diferença é que os jogos de estratégia como “Dama”, “War”, “Xadrez”, é que o termino de cada partida existe um vencedor. No RPG não existe um “cheque mate”, o jogo dura enquanto tiver objetivos a serem cumpridos, estipulados pelo mestre que entregara as coordenadas da missão. Parecido com os espetáculos “standby” (onde o humorista segue a linha cômica que esta agradando a planeia), o mestre conduz o jogo e a dinâmica conforme o interesse do jogador, por isso não há um final exato.
Algumas partidas chegam a demorar quatro, cinco horas e não terminam no dia em que começou. Em encontros é normal começarem uma partida hoje e terminarem dois encontros depois ou até mais.

Um comentário:

NAC: disse...

MEU DEUS DO CÉU, um título com ponto e vírgula???? Além de não fazer nenhum sentido.

O que é uma planeia?

Ah, os acentos...
http://www.algosobre.com.br/gramatica/regras-de-acentuacao.html