12 de mai. de 2010

Virtudes do jogo


Os jogadores de RPG em geral têm gosto pela leitura, pois o jogo exige que seus participantes conheçam os sistemas escritos nos livros. Alguns livros não têm tradução em português por isso é comum achar jogadores que dominam o inglês, muitos inclusive se interessaram em aprender a língua estrangeira por causa do jogo, para que tenham maior conhecimento sobre ele.
Outra virtude bastante relevante e talvez a principal seja o trabalho de grupo que desenvolve no jogador, pois a principal lei do jogo é que toda atitude sua vai gerar uma conseqüência, portanto o jogador não pode pensar somente nele, mas sim no seu clã, na sua família, em seu futuro etc.
Quando o professor em sala de aula, ou o mestre em uma mesa de jogo expõe situações aos participantes para que eles em grupo ou individualmente resolvam, eles estão estimulando os alunos a desenvolverem o raciocínio e a criar interesse pelo conteúdo didático, o que não é fácil para nenhum professor.
Como o jogo acontece no mundo do “faz de conta”, isso instiga a criatividade não só das crianças, mas também dos mais velhos que vão perdendo esse poder com o passar dos anos.
O pré-conceito para com o “desconhecido” é o que impede a humanidade de evoluir, por isso não só aspectos negativos, mas é necessário que seja enxergado o lado positivo do “estranho”, somente assim os paradigmas serão quebrados.

Um comentário:

NAC: disse...

Texto bom, mas cuidado com afirmativas do tipo jogadores em geral têm gosto pela leitura. Há uma pesquisa ou é empírico seu?