10 de mai. de 2010

O RPG e a escola

Além do desenvolvimento na leitura e na escrita, o RPG pode ser uma importante ferramenta para outras disciplinas, como história, geografia, biologia, inglês e até mesmo matemática e física.

Independente do conteúdo desenvolvido por meio do RPG, o principal fator apontado por professores e alunos é a capacidade que o jogo tem de despertar o interesse dos jogadores.

A estrutura rígida da escola, que se propõe apenas a aplicar regras e garantir o cumprimento de tarefas, e que não estimula a criatividade e a liberdade, é determinante para o desinteresse das crianças e adolescentes.

Por isso a necessidade da escola buscar novas linguagens (ferramentas) que possam aproximar o professor do mundo dos alunos, acompanhando suas necessidades e mudanças. Tornando assim o ambiente escolar mais atraente.

2 comentários:

NAC: disse...

Por que escrita?

"o principal fator apontado por professores e alunos é a capacidade que o jogo tem de despertar o interesse dos jogadores." Figurinhas, futebol e outras coisas também despertam o interesse, mas nem por isso têm aplicabilidade educacional. Isso não é argumento.

Unknown disse...

A escrita estará ao lado da história assim como a matemática ao lado da rolarem dos dados (Sou DM)...